sábado, 4 de janeiro de 2014

Todas as refeições são importantes


Da redação A Gazeta

Os nutricionista batem insistentemente na mesma tecla. Não devemos cortar nenhuma refeição do dia, inclusive os lanches. "No café da manhã você pode comer uma fruta, um carboidrato, como pão, bolacha ou torrada, leite ou algum de seus derivados", aconselha a nutricionista Eliana Santini.

"No almoço é sempre bom ter uns dois tipos de vegetais, uma carne e amiláceo, como arroz, feijão", continua. "Se todas as refeições do seu dia forem adequadas, o jantar pode ter uma sustentação como o almoço. Ou se preferir é possível fazer um lanche também", diz. "O ideal não é cortar as refeições, mas sim porcioná-las em pequenas quantidades ao longo do dia. Isso vai favorecer o bom funcionamento do organismo", afirma.

Nos lanchinho da manhã podemos optar por uma fruta. E no da tarde é válido até mesmo um sanduíche saudável com pão. De acordo com a nutricionista Nádia Catarina Branco, um sanduíche de pão francês, alface e tomate acompanhando uma fatia de queijo minas é uma boa alternativa. Contudo, ela pede cautela na hora de escolher os ingredientes para rechear o pão, pois muitas vezes são responsáveis pelas calorias adicionais. Eliana dá ainda outra dica. Se a pessoa não quiser algo de muita sustância no lanche, pode optar por uma barra de cereal ou um iogurte.

Nádia também recomenda prudência na ingestão de bebidas alcoólicas e no consumo de frituras e de alimentos que contenham elevada quantidade de açúcares e gorduras saturadas (presentes principalmente na gordura animal). Deve-se evitar ainda sal em excesso e aumentar a ingestão diária de água. "Uma dieta balanceada e diversificada, aliada à prática contínua de atividade física são componentes que agregam qualidade ao estilo de vida, colaborando para a perda de peso e a promoção de saúde", garante.

"A reeducação alimentar trabalha com porções adequadas em quantidade e qualidade", explica Eliana. Os famosos "baguncinhas" que todo mundo adora comer quando sai de uma festa à noite devem ser controlados. Assim como os rodízios de massa, doces e demais guloseimas. "É claro que se você tiver uma rotina alimentar saudável, esporadicamente nada disso vai fazer mal. O problema mesmo é quando esse tipo de alimento se torna um hábito diário", observa.

Eliana deixa ainda um último recado. "Acho que as pessoas ingerem pouca fruta. É algo tão fácil e barato. Deveríamos comer em média 400 gramas de frutas por dia, o que dá mais ou menos quatro a cinco porções. Porém, os brasileiros só ingerem 250 gramas", conta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário