sábado, 4 de janeiro de 2014

Férias, fitness e bike


Por Valérya Próspero

Férias, dias de descanso e vida ociosa! Era tudo que você queria, ficar sem fazer nada em casa, dormindo até tarde ou esparramado no sofá. Mas chega um momento em que fazer nada também cansa. Então, que tal pegar sua bicicleta e chamar seus amigos para dar uma volta pela cidade? Essa é uma ótima opção para melhorar seu condicionamento físico, sua saúde mental e colaborar na boa convivência social.

Para quem quer emagrecer pedalar é uma boa alternativa por ser uma atividade aeróbica que queima gordura, leva oxigenação aos músculos e faz bem ao coração. A opção é ideal para quem não gosta do ambiente fechado das academias ou para aqueles que os pais acreditam ser ainda muito novos para frequentar o local.

Mas é claro que deve-se praticar o esporte com segurança e prazer. Bosques, universidades, parques são locais bacanas para andar de bicicleta sem muitos riscos. Quem deseja fazer um tour pela cidade deve tomar cuidado com o trânsito e com a possibilidade de assaltos. O professor da Universidade de Cuiabá (Unic) e pesquisador do Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES) da UFMT, Adilson Domingos dos Reis Filho, alerta também para os horários das atividades físicas.

"Por causa do alto índice de câncer de pele devem ser respeitados os horários de sair apenas antes das 8h e/ou depois das 16h. À noite é um bom horário, mas dependendo do organismo algumas pessoas reclamam que ficam muito agitadas e não conseguem dormir. E também, com esse tempo seco, nunca sair sem se hidratar e tomar água a cada 15 minutos".

Quanto aos isotônicos, segundo o pesquisador, apenas quem transpira muito ao praticar esportes deve tomá-los mas nunca diariamente. Devido a sua alta quantidade de sódio a bebida pode deixar a pessoa hipertensa.

Exames médicos antes de começar a pedalar são recomendados mais para aqueles que estão bem acima do peso. "Fazer exame de glicose e um cardiograma é interessante para prevenir problemas mais sérios".

De modo geral, a velocidade para fazer uma atividade leve está entre 5 e 6 Km/h, percorridos por 15 ou 20 minutos nas duas primeiras semanas e subir para 30 ou 40 minutos nas semanas seguinte. "Devemos fazer semanalmente 150 minutos de atividade, sendo 30 minutos por dia, não cumulativos, ou seja, você pode andar 15 minutos pela manhã, depois 15 minutos a tarde."

Para quem quer pedalar menos tempo e mais rápido (até 10 km/h) vai ter uma vantagem para emagrecer, pois nesses casos o organismo continua queimando gordura de 17 a 72 horas depois de encerrada a atividade.

Fonte: http://www.gazetamt.com/conteudo/show/secao/13/materia/246680

Nenhum comentário:

Postar um comentário