sábado, 4 de janeiro de 2014

Exercícios ao ar livre


Por Nayara Araújo

Exercícios físicos são muitas vezes praticados com finalidade estética, buscando a redução do peso corporal. Mas constituem um poderoso instrumento de prevenção de doenças, além de atenuar os índices de estresse e ansiedade, contribuir com a criatividade e a memória bem como promover a elevação da autoconfiança e autoestima.

Quando realizados dentro do contexto da prática esportiva, os exercícios físicos favorecem também a interação e a sociabilidade. Os resultados podem ainda se potencializar quando se prioriza as práticas realizadas ao ar livre. A possibilidade de estar mais próximo da natureza, conhecer outras pessoas, paisagens e percursos também se amplia, diferente de quando se faz caminhada em uma esteira ou exercícios no barulho ensurdecedor das academias.

Para o professor de educação física Adilson Reis Filho, é possível aliar bem estar, exercício físico e férias. Para isso acontecer, basta buscar atividades que proporcionam prazer, pois existem atletas que vão para a academia ou mesmo para os parques fazer caminhada por recomendação médica. "Para tanto, uma boa maneira de aliar diversão e exercício é buscar atividades que possam ser realizadas em grupo. Isso faz com que o indivíduo conheça outras pessoas, histórias e possibilidades. Uma boa dica para atividade divertida seria fazer trilhas, que além que vivenciar momentos ímpares junto à natureza, também garante benefícios a todo corpo".

Uma boa dica que também é válida durante o período de férias é frequentar os parques. Existem opções que oferecem boas condições de uso e que podem ser frequentados por crianças, jovens, adultos e idosos. Também há a possibilidade de se fazer rapel, rafting ou simplesmente andar de bicicleta. "Estas são ótimas maneiras de se exercitar brincando, pois favorecem um bom gasto energético, trazem benefícios cardiovasculares e hormonais, entre outros, assim como qualquer tipo de atividade física ou exercício físico bem direcionado", diz Adilson.

Andar de bicicleta é uma prática milenar que garante bons resultados ao corpo. O ato favorece principalmente os músculos dos membros inferiores, sobretudo a panturrilha e os da coxa em geral (quadríceps, semimembranoso, semitendinoso, bíceps femoral e outros). Também exerce estímulo nos músculos abdominais, ombros (deltoides) e braços (especialmente os tríceps).

Em contrapartida, os atletas de fim de ano deve estar sempre atentos para não cometer abusos. "Caso não possuam costume de se exercitar, o melhor é começar de forma lenta e gradativa, como caminhadas entre 15 a 20 minutos e ir acrescentando 5 minutos a cada semana até que se consiga fazer ao menos 40 minutos ininterruptos", aconselha o professor de educação física. Após essa fase de adaptação, se o indivíduo não possuir nenhuma restrição médica, poderá iniciar um tipo de treino chamado de intervalado, onde a caminhada se sustenta por 40 minutos. Após essa fase o indivíduo provavelmente terá condições de se arriscar um pouco mais e, quem sabe, até correr por 40 minutos contínuos.

No entanto, somente um profissional de educação física é habilitado para prescrever tal exercício, pois é o único com conhecimentos sobre volume, intensidade, frequência e outros conhecimentos específicos do treinamento desportivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário