sábado, 4 de janeiro de 2014

Chá nem sempre é um santo remédio


Por Khadine Novaczyk  

O chá funciona como um hidratante e auxilia no funcionamento do intestino, na produção de enzimas digestivas e no equilíbrio celular. Chás de ervas são ainda melhores por ajudar a desintoxicar o organismo, com função antioxidante, anticancerígena, anticoagulante e anti-inflamatória. Mas, como sabemos que tudo em exagero faz mal, o seu consumo exige cuidados. A primeira dica é não reaproveitar um chá preparado no dia anterior, o efeito não será o mesmo.

A nutricionista Eliana Santini conta que existem estudos recentes mostrando os benefícios dos chás como poderosos antioxidantes, como os fitoquímicos e os flavonoides que possuem propriedades que ajudam a combater câncer, por exemplo. "Os chás considerados pelo estudo são o preto e o verde. Já os conhecidos como chá de ervas: camomila, cidreira e outros, não possuem antioxidantes, por isso não teriam tais efeitos, a não ser como calmantes, relaxantes e digestivos", observa.

Mesmo com tantos benefícios, vale ressaltar que os chás preto, verde e mate possuem cafeína e o consumo aumentado pode provocar insônia, irritabilidade e ansiedade em algumas pessoas e também pode ser agressivo ao estômago para quem sofre com gastrite e úlceras. A cafeína em excesso impede ainda a absorção do cálcio e do ferro. Estudos indicam como ideal no máximo três xícaras diárias de chá ou mesmo café, desde que não acompanhem as refeições principais.

"Alguns estudos em cobaias mostraram que o chá verde diminui o colesterol, fortalece o coração, previne derrame e a formação de pedras na vesícula e rins, além de normalizar a função da tireoide e regenerar a pele, acelera o metabolismo e possui antioxidantes. No entanto, há necessidade de mais estudos para comprovação real desses benefícios, principalmente em humanos", revela.

Vale lembrar que o chá verde também possui cafeína e quando usado de forma excessiva pode aumentar a pressão arterial e causar problemas como taquicardia, dor de cabeça e náuseas. Outro chá que vem despontando é o chá branco. Ele tem as mesmas características e componentes do chá verde, mas é ainda mais poderoso. Como é menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas o que acelera e potencializa os benefícios.

"A melhor forma de consumo para que se possa aproveitar os antioxidantes presentes no chá é infusão de folhas, pois os chás em pó ou industrializados não possuem quantidades significativas", afirma. "A forma correta para o preparo é: assim que a água começar a borbulhar desligue o fogo, coloque as folhas do chá e abafe com uma tampa, deixe por cerca de 10 minutos, depois é só consumir", ensina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário