Muitos alunos me perguntam se treinamento funcional é o mesmo que cross-training, crossfit e outras modalidades praticadas com implementos diversos e pesos livres.
Primeiro temos que relembrar que nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (vejam as fotos na imagem postada). Dito isso, CrossFit é uma marca, que segue uma metodologia própria e que é aplicado para diversos públicos e idades, com ou sem experiência em exercícios físicos. Cross-training é uma proposta de treinamento cruzado (tradução ao pé da letra), onde se favorece o estímulo à diversas valências físicas (força, resistências aeróbia e anaeróbia, flexibilidade, potência, entre outras) tal qual o crossfit.
E treinamento funcional? Bom, é aquele que funciona kkkkk. Brincadeiras à parte, primeiro vamos ao significado da palavra funcional. Segundo o dicionário Aurélio, funcional é relativo às funções vitais; que funciona bem ou que é de fácil utilização (hummm, está começando a clarear as ideias); que permite efetuar alguma coisa da melhor maneira (bingo! Descobrimos a América, inventamos a roda).
Podemos dizer então que o treinamento funcional é todo o exercício físico que seja adequado às especificidades da tarefa e à individualidade biológica de quem o pratica, respeitando-se ainda, o princípio da sobrecarga progressiva e demais princípios do treinamento (REIS FILHO, 2014). É possível também com o treinamento funcional obter os mesmos resultados do crossfit, cross-training, e outros, pois o que realmente determinará os resultados alcançados é o planejamento feito pelo profissional de Educação Física.
Entretanto, há que se tomar cuidado, pois nem toda macaquice é treino funcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário