sábado, 15 de fevereiro de 2014

Carboidratos e treinamento de longa duração

Por Adilson Reis Filho e Eliana Santini

O aspecto nutricional é um dos principais fatores para o bom desempenho em exercícios físicos, e, se tratando de exercícios de longa duração, não basta apenas comer muito. Além da quantidade a qualidade e principalmente o tipo de carboidrato ingerido faz a grande diferença quando se busca aperfeiçoar a performance.

Jeukendrup (2013) relata importantes constatações acerca da ingestão de carboidrato multi-transportáveis e a melhora do desempenho em exercícios de longa duração. Na imagem abaixo podemos verificar o pico de oxidação em diferentes misturas de carboidratos.


Dentre as misturas apresentadas, a glicose associada a frutose apresentou oxidação 65% maior que somente a glicose, favorecendo desta forma, a redução da fadiga e o aumento da performance durante o exercício.

A absorção diferenciada entre os diferentes tipos de carboidratos é a resposta para o exposto anteriormente. Enquanto a glicose isoladamente apresenta uma taxa de oxidação de 1g/min a mistura de glicose com frutose apresenta valor de 1,75g/min.



Quer aumentar o seu desempenho em exercícios físicos? 

Agende sua consulta. Fone/WhatsApp: (65) 9233-4601.

Referência:
Jeukendrup, A.E. Multiple transportable carbohydrates and their benefits. Sports Science Exchange (2013) Vol. 26, No. 108, 1-5.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário