Por Adilson Reis Filho
Nesta última parte falarei dos principais efeitos colaterais advindos do uso dos esteroides androgênicos anabolizantes seja pela exposição aguda, crônica, por dosagem fisiológica ou dosagem supra fisiológica.
Dentre os efeitos colaterais temos: hipertrofia do clitóris, ginecomastia (aumento da mama nos homens devido a maior atividade da aromatase), alopecia (queda de cabelo - calvície), atrofia dos testículos, formação de ateromas (placas de gordura nas artérias), acnes (em decorrência do aumento da 5-alfa-redutase que eleva a secreção das glândulas cebáceas), engrossamento da voz em mulheres, redução do HDL (colesterol bom) e aumento do LDL (colesterol ruim), câncer de próstata, câncer no fígado, entre outros.
Em relação à reposição hormonal durante a andropausa ainda é controverso, nível de evidência D (muito fraco), já em relação à reposição em homens hipogonádicos o nível de evidência é A (forte).
Exposto tudo isso, fica à critério de cada um fazer uso ou não dos esteroides androgênicos anabolizantes, afinal o livre arbítrio serve para isso, mas pense bem e converse com um médico endocrinologista para ver o que acha.
#anabolizantes #hipertrofia #efeitoscolaterais #musculacao